Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

SANTA E FELIZ PÁSCOA!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

11 março 2017

Três tendas... É bom estar aqui!

Levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Não sabia o que estava a dizer. Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.» Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto.”
(Lc 9, 28-36)
 
Creio que tal como naquele ano pode ser hoje reflexão para este Domingo em que Cristo nos convida a subir ao Monte Tabor e admirar a Glória do Pai que Ele manifesta ao transfigurar-se diante de Pedro, Tiago e João.
Depois de lerdes o texto, e se assim achardes por bem, convido-vos a visitar o texto em http://betus-pax.blogspot.com/2007/03/trs-tendas-caminho.html e ver também as partilhas e comentários que vós, e outros amigos, ali deixastes - em 2007 e no ano passado também.
Que este dia seja verdadeiramente um dia em que todos possamos dizer: "Que bom, Senhor! Que bom é estarmos aqui... conTigo"!

O monte é o lugar do encontro com Deus.
As Escrituras apresentam sempre uma subida ao monte onde, lá na Glória, Deus se revela.
Cristo, que mais tarde nos ensina a encontrar o Pai no recôndito do coração, acaba sempre, antes de tomar decisões importantes, por subir ao monte e ficar a sós com o Pai.
Assim foi antes de escolher os seus, na Transfiguração, na hora do Getsemani e, corolário deste encontro de Amor, no monte do Gólgota: o Calvário.
O caminho que Cristo faz não é solitário. Toma consigo três dos seus: Pedro, João e Tiago. Não importa agora o porquê destes, simplesmente importa sentir que Ele não caminha só, leva sempre os amigos, o caminho de Cristo implica caminho de comunhão, tal como no caminho de Emaús.
E lá, no alto do monte, manifesta-se a Glória de Deus; Cristo é já um Homem Glorificado: a luz das suas vestes e a mudança maravilhosa do Seu semblante no-lo revelam, Cristo é Ele mesmo a Glória do Pai.Moisés e Elias representam algo que fica na história das consecutivas Alianças de Deus com o Povo, através da Lei e da palavra dos Profetas. Mas estes não são a definitiva Aliança, essa é Jesus Cristo, o Filho amado que devemos escutar. Ele é a Palavra última do Pai que, por Ele e n’Ele, se manifesta em Glória. Cristo é a certeza de que o caminho da Lei e dos Profetas jamais morrerá e que, a Sua morte, é a continuação do caminho da vitória, da Luz, da Gloria.
E os três discípulos ali estão, com medo e ao mesmo tempo maravilhados.
“Façamos aqui três tendas…”. Pedro pede mas não para si nem para os outros dois. A maravilha e o espanto é tão grande que parecem esquecer-se deles mesmos.
Três tendas para que Cristo não deixe de ser Glória do Pai junto dos Crentes, os “filhos de Abraão” (Gn 15, 5-12), aqueles por quem Paulo chora por se haverem esquecido de Deus e olharem apenas para o seu próprio umbigo, aqueles a quem exorta a serem seus imitadores como ele o é de Cristo (Fil 3, 17-20).
Três tendas porque é bom estar com Cristo: “É tão bom estarmos aqui…”.
Pergunto a mim mesmo se Cristo quer que lhe construmamos uma tenda, tal como fazemos nos acampamentos de escuteiros ou em tempo de férias, para nos abrigarmos do frio ou da chuva, do calor do dia ou da escuridão da noite.
Subir ao monte sem tendas é o melhor caminho a fazer. O encontro com o Pai deve ser momento de desprendimento total, sem tendas, sem espectativas, mesmo que cansados da caminhada, com os pés doridos, o estômago vazio e os olhos pelejados de sono.
Subamos ao encontro do Pai. Ele já nos espera e a Sua tenda é o Seu coração. Não somos nós que devemos fazer uma tenda para Cristo, outra para Moisés e outra para Elias. Estar ali, diante da maravilha que é sentir o amor infinito de Deus, é já sentir-se dentro da tenda que é o coração deste Pai que nos acolhe em Sua casa.Que estas três tendas, neste tempo da quaresma, possam ser cada passo que damos para encontrar Deus na maravilha do rosto de cada irmão.
Que nos sintamos deslumbrados diante da Luz de Cristo, na oração, na partilha e na comunhão com os outros.
Assim diremos como Pedro: “como é bom estarmos aqui…” e acrescentaremos simplesmente como em Emaús: "Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso." (Lc 24, 29b)E Cristo certamente montará a Sua tenda na nossa vida…

10 comentários:

Mãe Lena disse...

Têm sido momentos difíceis na escalada ao Monte.

Dái-nos Senhor a Tua Luz.

maresia disse...

Boa noite Amigo!
Como é bom...voltar às raízes do Retalhos e como é " bom estarmos aqui..." isto já todos sabemos também.
Ao ler o texto, detive-me em duas frases:
" Cristo(...)acaba sempre, antes de tomar decisões importantes. por subir ao monte e ficar a sós com o Pai. "
" O caminho que Cristo faz não é solitário."
Tomar decisões na vida, de acordo com a Vontade do Pai, é segredo de realização plena.
Fazer caminho com Amigos é tocar com as mãos a felicidade. Já experimentei ambas.
Obrigada. Como é bom haver "Retalhos, pedaços de vida onde o importante é fazer parte da vida de alguém."

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Em meu conchego já "imagino" as tendas por mim "construidas"... Sim neste ano de 2011, Pedro , Tiago e João... estão "morando comigo"... mas podem estar também convosco, aliás, EVIDENTEMENTE que não vivo este exclusivo... Simplesmente é lindo ACEITAR este sonho... E nem é NADA complicado!!
Acredito que simplicidade é mesmo o jeito de todos eles: por isso ENCANTO meu!

Anónimo disse...

Recordo-me de um acampamento vocacional feito com quase a certeza há cerca de 20 anos...
Em Montariol construímos uma tenda...
A cada hora o Santíssimo exposto teria que estar a ser adorado... foram momentos gloriosos de Paz, silêncio interior, de grande Fé e alguma resistência.
Uma vez calhou-me adorar o Santíssmo às 4 da manhã... noite cerrada onde só se ouvia o leve abanar das folhas das árvores, os morcegos, alguns Animais por ali. Resolvi cantar.
Cantar baixinho "Mãe, este dia chegou ao fim..."
Hoje, recordo como se fosse ontem: apesar de cantar muito baixinho, quem rezava comigo comoveu-se, sentiu que Aquele Deus para quem cantava, Aquela Mãe a quem rezava, nos acompanhava nessa noite, nessa tenda por nós construída.
O tempo não volta atrás...
Nem as músicas, nem o espírito com que as coisas eram vividas aos 18 anos.
Fica a recordação, a boa recordação de , como dizes, "...um Estar ali, diante da maravilha que é sentir o amor infinito de Deus, é já sentir-se dentro da tenda que é o coração deste Pai que nos acolhe em Sua casa."
Não seja a Quaresma que sinto na Alma, essa Fé, essa Paz, esse silêncio, hoje estaria presente no meu cantinho, em minha casa.

"Doce me facere voluntatem tuam quia Deus meu es tu", in Diálogos com o Silêncio - Thomas Merton

um anjo

mariana disse...

Subir ao Monte sem tenda é sem dúvida o melhor caminho a fazer.
Subir com um coração despojado de tudo, o que nos impede de fazer este Encontro com Deus. Um coração disponível para O acolher e deixar que ELE monte a tenda no nosso coração.

Cristo quere-te a ti e a mim, hoje e em todos os momentos da nossa vida. Ele fez o Seu caminho com os discípulos. Hoje Ele quer faze-lo connosco.
Abramos o nosso coração para que ELE nos visite, nos renove, e nos torne homens novos e renovados.

quina disse...

FREI
Subir ao MONTE para rezar é algo que nos aproxima DO PAI.
É MARAVILHOSO,sentir-nos aconchegados na TENDA do SEU AMOR DESLUMBRANTE,que nos protege e fica
sempre connosco quando é noite na nossa vida

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Mais uma vez me reporto ao Anjo que desceu de alguma nuvem branquinha e aqui chegou ao Retalhos... Por Deus, que suave e linda "colcha" bordou aqui! Atribuo-lhe muito talento...quando se disposer, nas férias, me dite seus pensamentos, eu os colijo, PROMETO!
Suspeito que até o consegui escutar (Anjo) cantando baixinho... em Montariol...

sirlene disse...

Interessante essa lembrança do "Anjo" relacionada à música.Como é importante a oração através do canto , a preservação da música no ambiente do culto!Eu diria mesmo, a PRESERVAÇÂo, relembrar, trazer o canto, a música de todos os tempos, sem necessariamente se prender a uma época, de modo que a elevação da alma ali presente possa , mergulhada na contemplação evocar o que viveu e passar a própria vida diante de Deus.A Música, talvez seja a forma mais elevada para favorecer a contemplação, principalmente a sem palavras.Lembrando no entanto, que,para ter Fé, e viver a Paz de Deus, não é necessário sentir a Fé!
É a razão que tem fé e não o coração...

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Suspeito que linguagem de São Francisco a nós oferecida, permitiu já multiplicar essa "oferta de tendas". Bem hajas (também) e SEMPRE, fratello mio!

Mãe Lena disse...

2014 e um texto que muitas vezes recordo.

Subir ao monte e orar... estar...

Lindo o cabeçalho deste cantinho da paz onde sinto o silêncio e estou...

Obrigada pelo cuidado, Frei Albertino

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você