Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

28 abril 2011

Decreto sobre culto ao Beato João Paulo II


CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS


DECRETO
ACERCA DO CULTO LITÚRGICO A CONCEDER
EM HONRA DO BEATO JOÃO PAULO II, PAPA


A beatificação do Venerável João Paulo II, de feliz memória, que se realizará a 1 de Maio de 2011 na Basílica de São Pedro em Roma, presidida pelo Santo Padre Bento XVI, reveste um carácter de excepcionalidade, reconhecido por toda a Igreja católica espalhada na terra. Desejada tal extraordinariedade, depois de numerosas solicitações acerca do culto litúrgico em honra do novo Beato, segundo os lugares e os modos estabelecidos pelo direito, esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos apressa-se em comunicar quanto disposto a propósito.


Missa de acção de graças


Estabelece-se que durante o ano seguinte ao da beatificação de João Paulo II, isto é, até 1 de Maio de 2012, seja possível celebrar uma santa Missa de acção de graças em lugares e dias significativos. A responsabilidade de estabelecer o dia ou os dias, assim como o lugar ou os lugares da reunião do povo de Deus, compete ao Bispo diocesano para a sua diocese. Consideradas as exigências locais e as conveniências pastorais, concede-se que se possa celebrar uma santa Missa em honra do novo Beato num domingo durante o ano como também num dia incluído nos nn. 10-13 da Tabela dos dias litúrgicos.


Analogamente, para as famílias religiosas compete ao Superior-Geral oferecer indicações acerca dos dias e lugares significativos para a inteira família religiosa.


Para a santa Missa, com possibilidade de cantar o Gloria, reza-se a colecta própria em honra do Beato; as outras orações, o prefácio, as antífonas e as leituras bíblicas são tiradas do Comum dos pastores, para um papa. Repete-se um domingo durante o ano, para as leituras bíblicas poder-se-ão escolher textos adequados do Comum dos pastores para a primeira leitura, com o relativo Salmo responsorial, e para o Evangelho.


Inscrição do novo Beato nos Calendários particulares


Estabelece-se que no Calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polónia a celebração do Beato João Paulo II, Papa, seja inscrita a 22 de Outubro e celebrada todos os anos como memória.


Sobre os textos litúrgicos concedem-se como próprios a oração da colecta e a segunda leitura do Ofício das leituras, com o relativo responsório . Os outros textos serão tirados do Comum dos pastores, para um papa.


Quanto aos outros Calendários próprios, o pedido de inscrição da memória facultativa do Beato João Paulo II poderá ser apresentado a esta Congregação pelas Conferências dos Bispos para o seu território, pelo Bispo diocesano para a sua diocese, pelo Superior-Geral para a sua família religiosa.


Dedicação de uma igreja a Deus em honra do novo Beato


A escolha do Beato João Paulo II como titular de uma igreja prevê o indulto da Sé Apostólica (cf.Ordo dedicationis ecclesiae, Praenotanda n. 4), excepto quando a sua celebração já está inscrita no Calendário particular: neste caso não é solicitado o indulto e ao Beato, na igreja em que é titular, é reservado em grau de festa (cf. Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos,Notificatio de cultu Beatorum, 21 de Maio de 1999, n. 9).


Não obstante qualquer coisa em contrário.


Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 2 de Abril de 2011.


(Antonius Card. Cañizares Llovera)
Praefectus


(+ Iosephus Augustinus Di Noia, OP)
Archiepiscopus a Secretis

5 comentários:

maresia disse...

" Não tenhais medo!Abri! Escancarai as portas a Cristo...". Este é o desafio constante que do Céu, João Paulo II me faz todos os dias, porque está vivo junto de Deus e peregrina comigo, sempre. Ele é um marco na história do mundo e na vida de cada um de nós.
Parabéns Amigo, pelo cabeçalho do nosso Retalhos, sempre novo e actualizado.

Mãe Lena disse...

João Paulo II, um Homem, um Pastor, um defensor da dignidade Humana, um comunicador autêntico da verdade, um pai que criou uma geração.

Viveu ao serviço de todos, transmitiu a mensagem do Evangelho, seguiu o mandato de Cristo aos seus discípulos “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura".

Todos nós vimos no seu rosto a Luz de Cristo Ressuscitado.

Orientou-nos o olhar para a Cruz, para que consigamos encontrar as respostas às nossas perguntas mais íntimas.

Transparente, fiel e eficaz na sua vida evangelizadora.

A VIDA de João Paulo II é um exemplo para todos nós cristãos.

Rezo pelos nossos Sacerdotes, para que, na sua própria vida, tornem visível o rosto e os sentimentos misericordiosos de Jesus.

Que da janela da CASA DO PAI, o BEATO JOÃO PAULO II olhe por todos nós e pela IGREJA.

Anónimo disse...

Com muita alegria interior vivo este reconhecimento da Igreja. Creio que nunca senti assim um reconhecimento público de santidade. Sempre senti que para além da imagem própria da pessoa de JP II, havia sempre “algo” maior que o mantinha em permanente relação silenciosa com o Divino. Era o Coração de Deus ali, Deus no Humano e no meio de nós!

Do texto ressaltaram-me algumas dificuldades, pois a terminologia canónica nem sempre é fácil, mas sublinho, com grande ternura, o facto de, oficialmente, o dia a celebrar ser o memorável dia 22 de Outubro. É dia especial, é dia Lindo! “Deus cuida de nós”, alguém disse!
C.Gomes

Mª Teresa disse...

Breve breve (1 de Maio 2011) estarei LÁ, IGREJA de S Pedro ROMA...
Já conheço o espaço ...por isso forjei uma coluna catita para ficar grudada a ela (coluna)
Nesse dia, viro pequenina joaninha, cuido que assim vou conseguir escutar (ver, só se tiver forças para subir até topo) ...Me perdoem Retalhistas, composição deste "conto"...

mariana disse...

Foi com muita alegria que recebi esta notícia. Ele vai ser Beato... mas já é o Santo dos nossos dias.

O Saudoso Papa João Paulo II foi sem dúvida o Peregrino do Amor, homem que andou pelo mundo evangelizando, levando uma mensagem de esperança e de paz.

Foi também, aquele que não teve receio de assumir a posição da Igreja, com pulso firme, aquele que foi humilde pedindo perdão pelas falhas dos homens e da Igreja.
Homem íntegro, cumpridor da sua missão, fiel à sua Igreja e amante dela.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você