Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

25 maio 2011

Túmulo ou Cruz vazios...

PAZ E BEM!

Depois de termos dedicado tempo e alegria à Beatificação dos Servos de Deus, Papa João Paulo II e Madre Maria Clara do Menino Jesus, voltamos ao ritmo normal do TEMPO PASCAL, sem deixar de continuar a proclamas a alegria dos novos Beatos, e pedindo-lhes que junto de Deus intercedam por todos nós.

Assim, quero partilhar este texto que econtrei num outro blog. Li, reli, refleti... e gostei... partilho.

Se o túmulo de Cristo ficou vazio, então, Deus aceitou Sua oferta pelo pecado, e estamos livres.

Mas se a Cruz estiver vazia, nosso velho homem escapou ileso, e portanto, ainda vivemos sob a égide do pecado.




A Cruz é eterna! E a prova disso é que as Escrituras nos informam que o Cordeiro foi morto desde antes da fundação do mundo.


Há uma cruz histórica ocorrida na plenitude dos tempos, e que nada mais é do que a manifestação de uma cruz meta-histórica, ocorrida fora do tempo e do espaço.


O que acontece na eternidade não tem começo nem fim. Nesse sentido, a cruz é coexistente com Deus. Desde que há Deus, também há Cruz.



Por isso, quando o céu se descortina diante dos olhos de João, o trono que se vê é ocupado por um cordeiro"como que houvesse sido morto".

 
Ele ressuscitou! Porém, Seu sacrifício não durou apenas seis horas.


As mãos que criaram o Universo foram mãos crucificadas. Aos olhos de Deus, tanto o trono, quanto a Cruz, estarão sempre ocupados por Jesus.


Enquanto esteve na cruz histórica, o trono não ficou vago. E enquanto ocupa Seu trono de glória, a Cruz não está vazia. Nisso reside nossa salvação.


Se Jesus houvesse descido dessa Cruz meta-histórica, não haveria razão para que Paulo declarasse: "Estou crucificado com Cristo". Ele não disse que havia sido crucificado, no passado. Ele disse que estava, naquele momento, crucificado com Cristo. Portanto, Cristo continuava na Cruz, e Paulo com Ele. Se Ele desce da Cruz, nosso velho homem escapa.


O sepulcro, porém, está vazio. O sepultamento de Jesus é um fato histórico, porém, não meta-histórico. Sua ressurreição também é histórica. Mas Sua Cruz vem antes de todos os antes, e será sempre viva depois de todos os depois. Por isso, no dizer de Paulo, o Cristo que pregamos é o CRUCIFICADO. Engana-se quem imagina que a Cruz foi a vergonha que só foi sublimada pela glória da Ressurreição. Não! Jamais houve manifestação maior da glória de Deus do que a revelada no Gólgota. Foi aquela glória que Ele desejou, ao pedir que o Pai lhe restituísse a glória que recebera antes que houvesse mundo.


As mãos que mantém as órbitas planetárias ainda exibem as cicatrizes. Sob a coroa de glória que há em sua cabeça ainda se vê as marcas deixadas pelos espinhos. O resplendor dos Seus pés é incapaz de disfarçar as feridas feitas pelos cravos. Embora tenham sido feitas num determinado tempo, tais feridas adentraram a eternidade e por isso, tornaram-se co-eternas em Deus. Se fôssemos capazes de retroceder no tempo, e reencontrássemos o Criador caminhando com Adão pelo Jardim, certamente veríamos as marcas. Ele as exibe como troféus, prova do Seu grande e incompreendido amor por Sua criação.

in, http://camilazaponi.blogspot.com

7 comentários:

maresia disse...

Parabéns ao criador desta reflexão e a si Amigo, que a partilha connosco.
A minha ignorância não me tinha permitido olhar e reflectir sobre a Cruz e o Sepulcro, deste modo. Sempre que venho aqui ao RETALHOS, ao nosso espaço predilecto, aprendo sempre, ainda que nem tudo entenda, numa primeira leitura.
Recolhi esta passagem, por a achar muito significativa:
" Por isso, no dizer de Paulo, o Cristo que pregamos é o CRUCIFICADO. Engana-se quem imagina que a Cruz foi a vergonha que só foi sublimada pela glória da Ressurreição. Não! Jamais houve manifestação maior da glória de Deus do que a revelada no Gólgota."

MªTeresa disse...

Família Retalhos,
Querida Irmã Maresia!
Simples, tão simples essa leitura...mas demorada (para mim). Atribuía eu, erradamente, toda a GLORIA de Cristo, à Sua RESSURREIÇÃO!
De facto, as palavras do Ap Paulo são SIGNIFICATIVAS! Obrigada Irmã Maresia!
Acabo de aprender (mais) uma coisa: será muito cordato aguardar por algum comentário de Irmão/ã Retalhista! Minha leitura seguirá menos perturbada e encipiente. Grata! Bem haja!

Sirlene disse...

Hidratando a planta...sim, confesso que deixo árida a pag de comentários, mas venho ao Retalhos inúmeras vezes ao dia porque além de procurar as novidades aqui inseridas, venho consultar, dirimir dúvidas , confirmar aprendizado, consultar leituras do dia, ler comentários, enfim, é indispensável para mim a abertura deste blog.
Além do mais, tenho copiado imagens e me encanto com o bom gosto das gravuras, textos e comentários aqui expostos, e este conjunto de aspectos aqui saciados, me faz lembrar uma orientação aprendida quando há anos estudava para ser professora de Curso Primário: " Quanto mais ricas forem as impressões, mais belas serão as expressões".O que me leva a crer, Frei Albertino, que foram devéras muito ricas as suas impressões recebidas...O que sai de sua alma é coisa de quem tem muitas gerações de pés calçados...
Louvado seja Deus por este brinde que é a sua vida e o seu trabalho!

mariana disse...

OBRIGADA por reflexão tão profunda, que quase não conseguimos abarcar. Mtº Bonito para reflectirmos de vez em quando.

Contemplando Jesus Crucificado, devemos sentir uma grande confiança e tranquilidade, como dizia S. Bernardo.
onde poderá a nossa fraqueza encontrar um descanso seguro e tranquilo, senão nas chagas do Salvador?
Não há cristão sem cruz..! Então toda a nossa cruz ao longo dos nossos dias é para unir à Sua, para Sua Glória e Louvor.

M.ª Teresa CC disse...

Querida Irmã Mariana,
Paz e Bem!
Como me aproximei (anda mais Dele) com seu excelente comentário!
Certamente todo o Irmão cristão se apressa a colocar bem no Alto a Cruz que Ele Aceitou e nos Ofereceu;
Mas da leitura linda de seu comentário pude admitir: todos nós (Cristãos) carregamos uma cruz pessoal, sempre com contornos BEM diferentes, (certamente bravas, mesmo) mas que nos cumpre aceitar !
É aqui que, pessoalmente encontro mais Felicidade: com minha/nossa aceitação de trama eriçada de problemas, Sua Glória Divina engrandece! Ele se revê no Amor que assim
Lhe transportamos!
Pessoalmente me encanta sucessivamente toda leitura de comentários… Suspeito mesmo, muitos …istas/tras (especialidades médicas…) verem reduzido(s) seu(s) sustento(s)
Acredito que juízos BEM cordatos se forjam através de pensamentos JÓIAS feitos o seu Irmã Mariana! Bem haja! Aliás Bem hajam a todos Retalhistas (comentaristas e… não só)
M.ª Teresa

maresia disse...

Olá Amigo!
As novas tecnologias têm destas surpresas; quando pensamos que já dominamos isto, surge uma actualização da página e lá se vai a nossa sabedoria.
Tem razão a nossa amiga Maria Teresa, quando diz que encontramos em Retalhos uma ajuda para a vida e superação de muitas dificuldades que nos evitam algumas idas ao médico.
Amigo, a Família Retalhos ainda se lembra da luta dos primeiros passos do Retalhos1. Quando vale a pena, não se desiste, assim me dizia a minha avó.

mariana disse...

Pois é...! Novidade.
Sempre na descoberta de mais e mais.
Sim Maresia ainda me lembro, quando tudo isto desapareceu no Retalhos 1 e o empenho que o Frei teve para de novo tudo colocar no sítio. E a partir daí, tem sido sempre a enaltecer este "cantinho", com novos pormenores que o tornam mais encantador.
Obrigada Frei por tanta dedicação.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você