Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

08 novembro 2011

Semana dos Seminários 2011

A Semana dos Seminários, que a Igreja Católica assinala entre 6 e 13 de novembro, conta com um guião disponível gratuitamente na internet que inclui textos, catequeses e orações, além de relembrar atitudes a seguir pelos padres.
A “proposta de reflexão” sublinha que o sacerdócio deve ser vivido “não como privilégio, nem como conquista nem como motivo de glória nem como anelo de triunfo ou êxito, nem sequer no terreno da santidade”.
O padre, “enquanto homem de comunhão, privilegiará sempre o diálogo”, indica o caderno de 90 páginas elaborado pelos seminários das dioceses de Évora e Algarve, acrescentando que o presbítero é chamado a cultivar “a capacidade de colaborar e trabalhar em equipa”.
O tema da edição de 2011 da Semana dos Seminários, “Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo”, baseia-se na homilia da missa que Bento XVI celebrou a 19 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude realizada em Madrid.
Além desta intervenção do Papa dirigida aos seminaristas presentes na capital espanhola, o guião inclui a mensagem de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, responsável pela organização da Semana dos Seminários.

O livro apresenta sugestões de catequeses para a infância, adolescência, juventude e idade adulta, com textos, cânticos e dramatizações, apontando-se neste capítulo alguns indícios reveladores da inclinação para o sacerdócio, como quando a missa ou a oração “começa a ser uma necessidade quotidiana”.

Os “sinais” de vocação detetam-se também quando o trabalho feito na paróquia ou movimento começa a “‘roubar o coração” e a pessoa passa grande parte do tempo nessa atividade, quando a figura de um padre suscita o projeto de consagrar a vida à semelhança da dele ou quando se deseja uma “felicidade que o mundo não pode dar”.

O caderno compreende uma vigília de oração, textos para as missas que ocorrem durante a Semana dos Seminários, um itinerário espiritual baseado numa leitura bíblica alusiva ao tema deste ano, bem como meditações para os mistérios do Terço.

A Comissão Episcopal também organizou o 8.º Fórum Nacional das Vocações, que decorreu na última sexta-feira e sábado em Fátima, sob o tema “A Pastoral Vocacional em tempos difíceis e aliciantes”.

O comunicado final do encontro enviado à Agência ECCLESIA aponta para a “necessidade de propostas de qualidade, exigentes e sérias, através de testemunhos convincentes, ação coerente e formação adequada”.

Os testemunhos escutados no encontro sublinharam três vetores: a “experiência de sentir-se desejado por Deus”, a “vivência de experiências religiosas marcantes”, e a “direção espiritual”, onde os a ação dos “mediadores” foi decisiva em “momentos-chave” do percurso vocacional.

D. António Francisco dos Santos “relembrou que os tempos não são de otimismos fáceis, mas de esperança firme e confiança confirmada”, em que todos os católicos são convocados para o “incessante e constantemente recomeçado de chamar”.

O portal da Conferência Episcopal Portuguesa disponibiliza UMA PÁGINA com conteúdos respeitantes à Semana dos Seminários - Cartaz/Livro/Pagela.

3 comentários:

maresia disse...

Olá Amigo Frei!
Por agora quero apenas dar-lhe os parabéns pelas novidades de Retalhos e relembrar como é bom ouvir a música de Frei Mário Silva.
Sobre a "Semana dos Seminários 2011" permita-me dizer que todas as Paróquias do Arciprestado a que pertenço, se uniram em oração pelos Seminaristas. Que o Bom Deus acolha a nossa humilde prece.
Seja por Caridade

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Começo por aqui reportar o "pensar"de um sacerdote luso, que esta manhã me dispôs particularmente bem...
"Sou saderdote. Gosto muito do que faço.
Ora bem e o que se há-de esperar de quem é feliz! Assim o que mais desejo neste mundo é que os outros também sejam felizes. Por isso, façam todos o grande favor de serem felizes." Prossegui leitura...
Bom não revelo nome de sacerdote, mas afianço minha particular simpatia por sua costela madeirense, e seu ATREVIMENTO em abordar temas sistemáticamente "esquecidos" mas BEM importantes...
"Porque nesta semana se falará de Seminários, não seria interessante ñ ficarmos só pelos apelos à oração e pela recolha monetária do peditório dominical pelas missas?
- Ñ deveria ser também útil, juntarmo-nos com verdadeiro sentido de Igreja e promover um diálogo sério, sem medo e sem preconceitos sobre a vida do padre?
- Que modelo de vida de padre andamos nós a propor aos jovens de hoje?
- O que falta a cada um de nós para que a vida de padre seja mais cativante e sedutora?
Questões que deixo em aberto para refleção dos padres e dos leigos."

Bom, este será o contributo de um sacerdote, que respeito (ainda mais...) por ser madeirense e que ousei transcrever! Magistral, minha classificação!
Bem haja a este sacerdote...Bem haja também a FA, autorize ou não sua publicação! Muito, muito gostaria de prosseguir com transcrição desta partilha...

mariana disse...

Todo o cristão pelo Baptismo é chamado a ser Sacerdote, Profeta e Rei.
Hoje entrego ao Senhor todos os Sacerdotes que tem a missão de transmitir o Evangelho, para que o façam na simplicidade de um coração puro, conduzidos pelo Espírito Santo.

Entrego todos os jovens que sentem o chamamento à vida consagrada, para que não tenham medo de dar o seu SIM...!

Que Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, continue a suscitar em todos os consagrados e consagradas o dinamismo renovador da missão a que o Senhor os convoca.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você