Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

11 fevereiro 2013

Papa renuncia ao Múnus Petrino

DECLARATIO
Caríssimos Irmãos,
convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.
Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI
© Copyright 2013 - Libreria Editrice Vaticana

4 comentários:

Mãe Lena disse...

Parece-me que éuma decisão muito dolorosa para Bento XVI...

Que Deus proteja o Santo Padre.

Sirlene/Brasil disse...

Frei Albertino,Família Retalhos...Inegável a perplexidade do mundo diante desta decisão de Sua Santidade...uma reação de compreensão sim , mas também de susto, de desconforto e apreensão,uma espécie de "temor científico"para agir no mando terreno mas com a paz da certeza do comando do Divino Espírito Santo.
Estamos no Ano da Fé!Confiemos em oração!

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Que BELA, quão vasta esta sentida decisão! Bem hajas Bento XVI... guardarei de ti grato, MUITO grato VALOR!
E, de facto, como dizia nossa querida Sophia M B Andreson:"...quem poderá
deter
O instante que não para de morrer?"
Abraço de Paz e Bem!

Anónimo disse...

Devo confessar que, a resignação do Papa, apanhou-me completamente de surpresa. Se foi por se sentir doente, até compreendo. Agora se foi por outras razões sobejamente conhecidas e que o desgastaram, aí já não concordo.
Fez-me recordar um filme de NANNI MORETTI (embora com contornos diferentes) em que, um Papa depois de eleito, não tem coragem de aparecer na varanda do Vaticano para se apresentar aos fiéis. O filme intitula-se "HABEMUS PAPAM" (Temos Papa), é engraçado e não é ofensivo. Quem puder, veja este filme.
Deixo aqui um pequeno resumo do mesmo:
"Depois da morte do Papa, os cardeais de todo o mundo reúnem-se para, em clausura, eleger o seu sucessor. Enquanto isso, na Praça de São Pedro, milhares de pessoas aguardam ansiosamente a primeira aparição do novo Sumo Pontífice. Porém, esmagado com o peso da responsabilidade, o herdeiro de S. Pedro entra em pânico, recusando-se a aparecer em público. Depois de tudo tentarem, os seus conselheiros decidem chamar um dos mais reconhecidos psicanalistas do país para o ajudar a ultrapassar a crise. Mas nada parece surtir efeito. E, depois de três dias com o mundo suspenso, vagueando solitariamente pelas ruas de Roma, ele tem de encontrar a coragem necessária para tomar a única decisão possível..."

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você