Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

16 março 2013

Papa explica o nome FRANCISCO (de Assis)

"O meu primeiro pensamento foi para Francisco de Assis"...
Foi desta forma linda, com um sorriso contagiante, com gestos de firmeza que esta manhã, na Sala Paulo VI, falando a mais de seis mil jornalistas, o Papa Francisco, deixando por minutos os papeis do seu discurso para, de forma improvisada, explicar, ele mesmo, o porquê de ter escolhido, sem precedente na história do Ministério Petrino, o nome "Francisco".
Importância enorme as palavras e apelo do Cardeal Cláudio Hummes, Franciscano do Brasil, no cabeçalho do Retalhos está à esquerda do Papa, aquando da sua aparição na varanda do vaticano.
Aqui fica em vídeo esse momento tão rico de significado para a Igreja e de forma muito especial para todos nós Franciscanos e simpatizantes de Francisco de Assis.
OBRIGADO SANTO PADRE. Que o Poverello de Assis lhe conceda toda a paz etodo o bem.
(...) Alguns não sabiam por que o Bispo de Roma se quis chamar Francisco. Alguns pensaram em Francisco Xavier, em Francisco de Sales, e também em Francisco de Assis. Deixai que vos conte como se passaram as coisas. Na eleição, tinha ao meu lado o Cardeal Cláudio Hummes, o arcebispo emérito de São Paulo e também prefeito emérito da Congregação para o Clero: um grande amigo, um grande amigo! Quando o caso começava a tornar-se um pouco «perigoso», ele animava-me. E quando os votos atingiram dois terços, surgiu o habitual aplauso, porque foi eleito o Papa. Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: «Não te esqueças dos pobres!» E aquela palavra gravou-se-me na cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis. Em seguida pensei nas guerras, enquanto continuava o escrutínio até contar todos os votos. E Francisco é o homem da paz. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; neste tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre... Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres! Depois não faltaram algumas brincadeiras... «Mas, tu deverias chamar-te Adriano, porque Adriano VI foi o reformador; e é preciso reformar...». Outro disse-me: «Não! O teu nome deveria ser Clemente». «Mas porquê?». «Clemente XV! Assim vingavas-te de Clemente XIV que suprimiu a Companhia de Jesus!». São brincadeiras... Amo-vos imensamente! Agradeço-vos por tudo o que fizestes. E, pensando no vosso trabalho, faço votos de que possais trabalhar serena e frutuosamente, conhecer cada vez melhor o Evangelho de Jesus Cristo e a realidade da Igreja. Confio-vos à intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Estrela da Evangelização. Desejo o melhor para vós e vossas famílias, para cada uma das vossas famílias. E de coração a todos concedo a minha bênção. Obrigado.
Disse que de coração vos daria a minha bênção. Uma vez que muitos de vós não pertencem à Igreja Católica e outros não são crentes, de coração concedo esta bênção, em silêncio, a cada um de vós, respeitando a consciência de cada um, mas sabendo que cada um de vós é filho de Deus, Que Deus vos abençoe! " in, www.vatican.va
 
 

3 comentários:

maresia disse...

É impressionante, Amigo Frei!
Nem por um momento duvidamos de que este Papa foi escolhido por Deus para conduzir a "barca"de Pedro,(Igreja)em tempo de vendaval, no mar bravo.
Contagiou-nos e cativou-nos, ao jeito do "principezinho", desde o primeiro instante.
Que Deus o abençoe e S. Francisco de Assis o proteja e o mantenha fiel e igual a si mesmo.
Seja por caridade

Mãe Lena disse...

Diz o Bispo de Roma: "ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres."

E para os Cardeais "sereno e frutuoso trabalho! Conheçam o Evangelho e a realidade da Igreja"

À Mãe da Céu rezo para que proteja o seu caminho.

E com a simplicidade do Papa Francisco desejo à Família Retalhos: boa noite e bom descanso.

Mª Teresa disse...

Boa tarde Família Retalhos 2,
Estou (continuo) mergulhada num "SONHO"...
Em 2013... justo em 2013, estou serena e (cada vez mais) "enamorada" de sucessor de Pedro.
Bendito Conclave!
Abraço de Paz e Bem para todos,

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você