Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

20 maio 2013

Capítulo Geral OFM

22 de maio novo Ministro Geral OFM

A Ordem dos Frades Menores terá um novo Ministro Geral no próximo dia 22 de maio e será o 120º sucessor de São Francisco de Assis, já que o Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo foi nomeado pelo Papa Francisco secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
O Vigário Geral Frei Michael Perry, Em nome do Governo Geral, convocou os irmãos Provinciais e demais delegados por direito a fim de que, neste capítulo Geral extraordinário, se possa eleger o novo Ministro Geral que governará com o seu Definitório (Conselho) os destinos da Ordem até ao Pentecostes de 2015.
O Ministro Geral que vier a ser eleito no dia 22 de maio terá como missão dar  continuidade às decisões e propostas do último Capítulo Geral  (“Portadores do Dom do Evangelho”) e também que, a partir do próximo Conselho Plenário da Ordem, que será em novembro de 2013, na Polónia, bem como iniciar o processo de preparação para o Capítulo Geral de 2015″.
A Ordem dos Frades Menores está presente em 110 países, organizada em 103 províncias, 8 custódias autónomas, 14 custódias dependentes, 1 Federação e 20 Fundações. As Províncias e Custódias Autónomas são governadas, respetivamente, pelo Ministro Provincial e o seu Definitório ou pelo Custódio e o seu Conselho, eleitos pelo Capítulo Provincial ou pelo Capítulo da Custodia. As Províncias de uma ou mais áreas geográficas formam uma Conferência. Na Ordem dos Frades Menores as Conferências de Ministro Provinciais somam 14. Portugal e Espanha formam a chamada CONFRES, a Conferência Ibérica.
A Ordem dos Frades Menores está constituída por cerca de 15 mil frades que, incorporados nas Províncias e nas Custódias, são governados pelo Ministro Geral com seu Definitório (Conselho). A Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório III (1223), é o fundamento da vida e da legislação da Ordem.
Frei José Carballo, Espanhol, foi eleito Ministro Geral no dia 5 de junho de 2003 e, em 4 de junho de 2009, foi reeleito para mais seis anos. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco para o novo cargo no dia 6 de abril último. Frei José foi ordenado Bispo, com o título de Arcebispo, no dia 18 de maio, véspera de Pentecostes, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, no santuário de Santiago de Compostela, na galiza, Espanha.
ORAÇÃO PELA ELEIÇÃO DO MINISTRO GERAL OFM
Senhor Jesus Cristo, que nos chamaste, como São Francisco de Assis, a viver o Evangelho em fraternidade, na missão e no serviço aos pobres e aos marginalizados, em comunhão com a Igreja, te pedimos que infundas o teu Espírito sobre aquele que, seguindo o teu exemplo, dedique a sua vida no serviço de Ministro Geral da Ordem, com zelo e segundo o teu coração, e como sinal de vida doada no amor.
Agradecemos-te pelo irmão José, nosso ex-Ministro Geral, pelo seu fiel serviço à Ordem dos Frades Menores, à Igreja e ao mundo. Pedimos-te que dês a ele a graça necessária para desenvolver o seu novo ministério apostólico.
Pedimos-te, Senhor Jesus, em união com o Pai, que infundas o Espírito Santo sobre a Ordem dos Frades Menores, particularmente neste período de eleição do novo Ministro Geral. Acompanha com a tua divina sabedoria e inteligência o discernimento e as decisões da fraternidade.
Santíssima Trindade, concede ao novo Ministro Geral, que já escolheste, santidade e força para que desempenhe com dedicação o seu ministério e a sua missão. A tua Palavra reine soberana na sua vida, e com suas palavras e ações, possa orientar a Ordem a Ti, que és o Bem, todo Bem, o sumo Bem.
Continua a abençoar e a guiar a Ordem dos Frades Menores, para que todos possamos cumprir teu santo e verdadeiro mandamento.
A Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, interceda por nós agora e nos séculos dos séculos. Amém.

1 comentário:

Maria Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Comentário será posterior à eleição de Ministro Geral de OFS, interessa recordar os belíssimos propósitos aqui tão bem apresentados.
Certamente obedeceu-se a tais virtudes... Assim seja,

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você