Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

02 outubro 2013

Papa Francisco peregrino de Assis

Visita do Papa Francisco a Assis 
Sta Maria dos Anjos - PORCIÚNCULA
 

Assis (RV) – A pé como um simples peregrino na cidade do Pobrezinho. Assim os setores do Vaticano informaram que o Papa Francisco tem a intenção de prestar homenagem à cidade de Assis, na região da Úmbria, centro da Itália, na visita que realizará no próximo dia 04 de outubro. Os preparativos já estão bem adiantados. São esperadas 30 mil pessoas só de Assis e mais de 300 mil da Úmbria, Itália e do estrangeiro. A Região informou que o Santo Padre doará o óleo para a lâmpada votiva.

O itinerário do Papa, o definitivo, já se encontra no site do vaticano.
As autoridades vaticanas e forças policiais italianas depois de realizarem uma primeira visita detalhada aos lugares que o Papa visitará decidiram que por motivos logísticos o Santo Padre vai de helicóptero.

Esta será a primeira vez que Papa Francisco visita Assis. Além da Basílica de São Francisco, gostaria de visitar a Porciúncula (a terceira igreja restaurada por São Francisco e lugar onde o Pobrezinho de Assis faleceu), Santa Clara e o Ermo dos Carceri.

Vaticano: Programa da visita do Papa

Cidade do Vaticano,  (Ecclesia) – O serviço informativo da Santa Sé revelou o programa da visita pastoral do Papa Francisco à cidade de Assis, marcada para dia 4 de outubro.
Crucifixo de São Damião
De acordo com o site News.va, “o Papa argentino vai partir do Vaticano de helicóptero às 7h00 (menos uma em Lisboa), e aterrar cerca de 45 minutos depois no campo desportivo do Instituto Seráfico de Assis” para um primeiro encontro com “crianças tocadas pela doença e portadoras de deficiência”.
Pelas 8h45 Francisco vai deslocar-se até à Igreja de S. Damião para rezar e dali vai prosseguir rumo à residência do arcebispo de Assis, D. Domenico Sorrentino, para estar com um grupo de crianças desfavorecidas que estão a ser apoiadas pela Cáritas.
Depois de privar com os mais novos, o Papa vai seguir de carro até à Basílica de S. Francisco de Assis, igreja-mãe da Ordem Franciscana e património da humanidade, onde irá ser recebido pelos frades e rezar junto da cripta onde S. Francisco está sepultado.
Às 11h00 vai celebrar missa na Praça de S. Francisco, cerimónia que será seguida de uma visita ao centro de acolhimento da Cáritas, junto à estação ferroviária de Santa Maria dos Anjos.
Naquela estrutura, o Papa argentino “vai almoçar com os pobres do centro da cidade”.
Depois do almoço, Jorge Mario Bergoglio vai realizar uma visita ao Ermo dos Carceri, para “rezar na cela de S. Francisco” e às 15h15 terá um encontro com membros do clero, da vida consagrada e do conselho pastoral da arquidiocese, na Catedral de S. Rufino.
A peregrinação do Papa a Assis, no centro de Itália, vai acontecer no dia da festa litúrgica de S. Francisco de Assis (c. 1181-1226), que nasceu naquela cidade e que depois fundou ali a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.
O programa da viagem do Papa argentino vai incluir também uma passagem pela Basílica de Santa Clara, fundadora da ordem feminina dos franciscanos, e pela Igreja de Santa Maria dos Anjos.
Pelas 17h45 o Papa vai encontrar-se com jovens no largo em frente à Basílica e 45 minutos mais tarde estará em Rivotorto para um momento privado de oração na casa de acolhimento de S. Francisco.
A visita pastoral de Jorge Mario Bergoglio vai terminar com uma saudação às autoridades oficiais de Assis, sendo que a sua chegada ao Vaticano está prevista para as 20h00.
 
Assista em direto a tudo o que vai acontecendo em

3 comentários:

Lídia disse...

Nunca, como este ano, sinto saudade de Assis! Vou peregrina de alma, com o coração a acompanhar Francisco. Penso na profunda intimidade do encontro com a terra que Francisco pisou, onde rezou e se entregou, como JP II.
Um dia lindo para a Igreja.

maresia disse...

Olá Amigo, Frei Albertino!
Em primeiro lugar, parabéns pela "janela" que nos abre, na página de abertura de RETALHOS.
Em segundo lugar, suplico a S. Francisco de Assis, força e coragem para o nosso Pastor, o Papa Francisco, na condução do Rebanho que o Senhor lhe confiou.
Nesta noite, a última de S. Francisco em Assis no meio dos seus Irmãos, antes de entrar na Casa do Pai, uso palavras suas Frei, da postagem anterior e consigo rezo: "Que do céu o Poverello nos abençoe e nos guarde..."

Mãe Lena disse...

Que lindo que está o Retalhos!!

Obrigada por toda a informação.

Tenho imensa vontade de ir a Assis, nunca tive oportunidade, nem quando andava na JuFra...

Que o caminho que o Papa Francisco vai fazer, seja um exemplo para todos nós, principalmente para os Franciscanos.

Paz e Bem.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você