Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

07 março 2014

Lançamento do Livro


Lançamento da obra “ O Escutismo e a Transmissão da Fé”
Pedro Silva, Fr. Albertino, P. Luís e Pedro Ribeiro

Decorreu, ontem, dia 6 de março, na sede do Corpo Nacional de Escutas (CNE), em Lisboa, o lançamento oficial do livro “O Escutismo e a Transmissão da Fé”, da autoria do Fr. Albertino Rodrigues (Franciscano). A cerimónia decorreu de forma muito simples mas muito calorosa, sob coordenação do Secretário Nacional Pedagógico, Pedro Duarte Silva, e como oradores o P. Luís Marinho, Assistente Nacional, e o Dr. Pedro Ribeiro, Dirigente e Amigo.

Capa do Livro

A obra foi apresentada pelo P. Luís Marinho que, no essencial, comparou a obra a uma casa familiar, isto é, uma casa sobejamente conhecida. No caso presente, um regresso do autor ao meio que conhece bem, o Escutismo, tal como fazem os elementos duma família. Além disto, comparou ao indispensável travejamento da casa os 4 capítulos do livro tendo abordado de forma mais calorosa e desenvolvida o último capítulo “ Caminhos a Percorrer”.

Na análise ao capítulo destacou seis ideias que merecem aprofundamento: 1 – a globalização propicia choques culturais e de gerações e o Escutismo tem o dever de ser um meio de tolerância e compreensão recíproca, contudo esta tolerância não pode ascender à indiferença e não comunhão. Ao escutismo católico pede-se testemunho de Vida Cristã; 2 – a secundarização da espiritualidade no Escutismo. Recordou o Escutismo inglês que lançou a possibilidade do Compromisso com Deus estar ausente das Promessas; 3 – a importância da vivência e participação dos Escutistas nos Sacramentos, práticas muito defendidas pelo autor; 4 – novas formas de comunicação do Escutismo entre as quais a ocupação do espaço cibernético, indo também ao encontro do pedido do Santo Padre Francisco; 5 - Escutismo e a transmissão da Fé constituem o “coração” do livro. Referiu o P. Marinho que, como o próprio livro a certa altura refere[1], ocupar bem os jovens permite “O encontro” consigo e com Deus; 6 – O escutismo e a ecologia, “Mais uma entrada na casa comum”, uma vez que este tema é muito familiar do espírito franciscano.

 Por fim, o Assistente Nacional sublinhou a importância da casa/Escutismo utilizar bem os recursos de inteligência e de elevada preparação académica de que dispõe para encontrar o melhor caminho que leve à transmissão da Fé nas ações e decisões do Movimento.

Depois da alocução do Assistente Nacional, o Dr. Pedro Ribeiro, enquanto Dirigente do CNE e Amigo de longa data do Fr. Albertino, partilhou alguns momentos que fundamentam a profunda amizade que existe entre ambos, quer relativamente a episódios da sua vida privada quer como impulsionador de profunda espiritualidade cristã no Agrupamento onde é Dirigente, Carnide, factos que levam a concluir que além de ser um intelectual é, sobretudo, vivência e testemunho que induz à integração da Igreja no Escutismo bem como do Escutismo na Igreja.

Foi um momento alegre e bem-disposto onde brilhou a componente humana e de Sacerdote empenhado do Fr. Albertino, que lança desafios e faz catequese nas homilias.

Por último, o Frei Albertino, depois de agradecer o momento, revelou algumas particularidades do seu percurso no Escutismo, mormente que inicialmente “não gostava do Escutismo”. O seu ingresso, ainda em tempo de formação como seminarista, deveu-se à ação dos Dirigentes do Agrupamento de Carnide que lhe lançaram o desafio de renovar e rejuvenescer os caminhos da Fé naquele Agrupamento, não deixando de recordar o Agrupamento da Pontinha que ajudou a fundar, os percursos escutistas nas Regiões de Lisboa, leiria e Braga, e a atual missão como Dirigente e Assistente do Agr. 888 da Estrela, em Lisboa.

Depois de sublinhar diversos episódios, relativamente às dificuldades que teve no desenvolvimento da obra, nomeadamente a ausência de fontes documentais, e de agradecer a alguns Amigos a ajuda e o incentivo que sempre foram na motivação para não desistir deste projeto, concluiu a sua intervenção lendo algumas frases e referindo, com muita alegria, que, finalmente, tinha encontrado o “Pedacinho de Deus”, de que Baden Powell falava e que é dom de Deus em qualquer escuteiro.

"Lídia"

[1]  Na pagina 114.

9 comentários:

Albertino disse...

AMIGOS, PAZ E BEM!

Antes de mais quero de forma simples agradecer a todos os que ontem puderam estar presentes e tornaram possível este momento lindo do lançamento oficial deste livro.
Também muitos Amigos que não puderam estar fisicamente mas que de muitas formas se têm vindo a fazer presença.
Obrigado ao CNE, e a quem disse palavras sobre o livro ou sobre mim. Só Deus pode recompensar com o "pedacinho de Deus" que Baden-Powell simplesmente identifica com a Fé.
Obrigado "Lídia" pela presença constante e por ter feito e enviado este apanhado da celebração de ontem.
Que Ele vos abençoe!

Teresa Oliveira disse...

Fr. Albertino, peço imensa desculpa de não ter podido estar presente, mas estou certa que tudo correu muito bem, pois Deus lhe deu o dom da comunicação e dadiva ao Outro, bem como do tal espírito de Serviço do Escutismo. Tenho a certeza de que o seu livro contribuirá para ajudar muita gente. Hoje mais do que nunca a divulgação da tal "escola da vida" é tão necessária, para acompanhar e orientar o crescimento das crianças e dos jovens, para sair das "ratoeiras" do mundo e perceberem o sentido da vida e da felicidade.

Gostei muito do que li e com o qual me identifico muito. Não sei se Baden Powell era Psicólogo ou se eu sou Escuteira :-) . Mas uma coisa é certa, o livro está muito bem escrito. Muito obrigado Frei Albertino por esta lembrança que me deu. Continue a escrever, a ser como é e a oferecer-se como Bom Modelo para as novas gerações, que tanto precisam :-)

Teresa Oliveira

Mãe Lena disse...

PARABÉNS!!

Um livro... e que livro!! Muito bem escrito, cheio de essência, mensagem, aprendizagem, de ti... e como disse o Dr. Pedro Ribeiro que te apresentou, fazes tudo de coração, agarras os desafios que te aparecem à frente e entregas-te... e dá SEMPRE fruto.

Quando estas palavras refletem o trabalho com os jovens, eu como mãe, estou muito grata e louvo Deus por seres e estares junto dos meus filhos.

Já agora, e como sugeriu o P. Luís Marinho, temos um outro livro?

Continua com esse sorriso que está na fotografia a espalhar Cristo e a fazer catequeses nas homilias.

Mais uma vez parabéns, estou muito feliz por ti.

maresia disse...

Parabéns Grande Amigo!
Mesmo longe, fui presença.
Obrigada por nos deixar fazer parte da sua Vida e de me convidar a estar presente num momento tão bonito.
Que a Mãe o acompanhe e o Bom Deus o abençoe.

mariana disse...

Parabéns Frei.
apesar de não ter estado presente na cerimónia estou sempre presente espiritualmente. O Frei sabe que a minha admiração por si é grande...
Obrigada por tudo o que nos dá...

Oxalá este livro abra os olhos do coração a muitos jovens!!!
Agora esperamos o proximo.
Que o senhor o abençoe.

Ceci disse...

Tudo maravilhoso e um momento mágico! Gostamos de o ver com esse sorriso.
Obrigada por tudo

Maria Teresa disse...

FA,
Paz e Bem!
Engendrei o corpo de uma pequena borboleta e por artes de pura fantasia decidi tomar presença nessa linda celebração...
No futuro, enxergue eu um jovem catita, sem animo nem rumo definido, logo, algo perdido... por certo vai escorregar de mãos um livrinho feito esse que engendrou!
Minha juventude já bateu asas, escutismo nem bateu à porta, mas ele PODE ACONTECER com tanto palmo e meio feito gente...
Bem haja FA, abraço, abraço de Paz e Bem! Também para Irmã Lídia, por certo!

Anónimo disse...

Bravo amigo,

Bem haja por este momento.

Bem haja por mais este projeto (sonho) realizado.

Estou contigo....

Estas a ver que que blog continua a valer pena!

Aquele abraço.

Vitor disse...

VRs,
Parabéns amigo Frei!
Mais uma etapa superada com distinção!
Bem-haja de paz e bem.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você