Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

22 abril 2014

Cristo Vive! (Lagoa)

Lagoa: Bênção do Lume Novo
“Porque buscais entre os mortos Aquele vive? Não está aqui, ressuscitou como disse” Ide dizer…”
Lagoa: Eis a Luz de Cristo
  
Caríssimos Amigos da família Retalhos, votos de continuação de um Santo Tempo Pascal.
Durante toda esta semana da oitava da Páscoa, a Igreja vive a liturgia, como se continuasse ainda na manhã daquele dia da Ressurreição. Por isso, para todos nós, ainda é a Páscoa do Senhor e a nossa Páscoa.
Como calculais durante a Semana Santa e até ontem a minha vida foi de muito trabalho e serviço pastoral.
 
Há 26 anos eu venho ajudar nas celebrações pascais e sobretudo no chamado compasso ou visita pascal (andar de casa em casa com uma equipa levando a Cruz e uma mensagem de esperança) no norte do país. No ano passado em Avidos e este ano na Lagoa, junto a Famalicão, terras que sempre me acolhem com tanta ternura como se na minha aldeia estivesse. Aproveito para deixar aqui um sentimento de muita gratidão a todos os que comigo celebraram esta Páscoa na Lagoa. Que beleza de celebrações, dos três coros que cantaram, os Escuteiros, os Brancos, a Comunidade em Geral com o seu couro também na Eucaristia da manhã, as equipas e a muita alegria pascal que reinou entre nós e toda a simplicidade e fé com que acolheram a Cruz em suas casas...
 Os padres são cada vez menos e o serviço pastoral não diminuiu, muito pelo contrário, nalguns casos aumentou. Felizmente há cada vez mais uma maior consciência do lugar e do brilhante papel e missão dos leigos na Igreja e que o Papa Francisco tanto tem recordado.
Mas hoje que já posso parar um pouco, não quero deixar de vos vir dizer que não estais esquecidos, aqui no Retalhos, dizer-vos que vos tive presente de forma muito especial neste tempo de graça, e sobretudo na Vigília Pascal, a Celebração Mãe de todas as celebrações cristãs. Tive-vos presente como aos vossos familiares, às vossas intenções e a todos aqueles que habitualmente tendes presentes no vosso coração e nas vossas preces ao Pai 
Recordando aquele momento sublime, junto à Cruz, onde Cristo a todos nos confiou, em João, a Sua Mãe, reconheci-me a mim mesmo e a cada um de vós no Discípulo amado.
Quis dizer a Jesus que, como aquele discípulo, também nós recebemos e acolhemos Maria como nossa Mãe, mais do que em nossa casa, porque muitos são os que a recebem na sua casa mas não A olham, não A amam, não A acolhem como sua Mãe, e esta é a expressão que o Evangelho de João nos recorda que o “discípulo amado a acolheu como Sua, desde aquela hora”.
Celebrar este grande mistério da Páscoa, com a paixão, morte e ressurreição de Cristo, mais não é que celebrar a nossa peregrinação sobre esta terra. Nós somos parte deste Cristo que, por todo o Amor infinito que o Pai tem para connosco, nos dá um Filho que pela entrega do Seu Sangue cria e estabelece entre nós e o Pai uma nova e eterna Aliança.
Por isso o Precónio Pascal, este grande e belíssimo hino que anuncia na Vigília Pascal a vitória do Redentor sobre o pecado e a morte, nos vai recordando que esta culpa do nosso pecado contraído em Adão é feliz porque, nos mereceu um tão grande redentor e libertador em Jesus Cristo o Cordeiro Imolado. 
Ao longo destes dias toda a liturgia nos vai apresentando as várias aparições do Ressuscitado aos Apóstolos, e a outras muitas pessoas, convidando a mudar de vida e ser cada vez mais testemunhas de que Cristo é uma realidade Viva e operante no dia a dia do Cristão.
Na certeza do túmulo vazio e na esperança daquela Vida que não tem fim, a Vida em Deus,
 
Desejo-vos a todos a continuação de um Santo Tempo Pascal.
Com muita estima e amizade, na oração diante do Ressuscitado,
Fr. Albertino S. Rodrigues  OFM

3 comentários:

Ruy Carvalho disse...

Boa noite caríssimo amigo,

lanço-lhe o desafio de publicar a foto da equipa que, há 26 anos atrás, na freguesia de Avidos, o acompanhou naquele foi o seu batismo em compassos!

Grande abraço

Rui Carvalho

Sirlene/Brasil disse...

Frei Albertino
Igualmente saúdo pela continuação das alegrias da Páscoa,agradecendo a linda mensagem.
Paz e Bem!
Sirlene

Mãe Lena disse...

Com esta partilha, percebe-se e vive-se este dia de Páscoa de uma forma tão bela, tão real... Obrigada.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você