Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

25 março 2016

FOI POR MIM... Obrigado, Jesus!

FOI POR MIM…

“Tudo está consumado”! (Jo 19, 30) E reclinando a cabeça, entregou-se ao Pai, não sem antes pedir perdão para toda a humanidade, por mim, Jesus morre pregado na Cruz.
É assim que o Evangelho nos apresenta a HORA SANTA.
Esta hora nona em que, desde aquele momento único no calvário a Igreja pára, para silenciar tudo e olhar para a Cruz, venerar tão insigne Ícone, para adorar nele o Redentor que, por AMOR, tão-somente por amor se entregou a Si mesmo à Cruz para remir toda a humanidade decaída no pecado e na morte eterna.
Não! Já não é mais a morte eterna. Ele morreu para nos livrar desse jugo que nos oprimia desde sempre.
S. Francisco de Assis, no Cântico das Criaturas, bem nos recorda que a morte é nossa irmã, irmã do nosso corpo, porque desde que existimos no ventre materno somos já destinados a morrer. Mas para S. Francisco não é a irmã morte corporal que mais prende a sua atenção e o seu amor. É a não morte eterna: “ai daqueles que morrerem em pecado mortal”. Felizes os que perseverarem até ao fim no amor a Deus e ao próximo, parece-me estar a ouvir o Poverello de Assis balbuciar na hora da sua morte, porque a esses a morte eterna não lhes fará mal algum.
Só um coração como o de Francisco de Assis poderia sentir uma tão clara certeza. É que a morte de Cristo, que ele viveu de forma tão sublime – quantas vezes chorava a paixão do seu Senhor dizendo que “o Amor não é amado” – que viu impresso no seu próprio corpo, no Monte Alverne, as chagas santas de Cristo crucificado.
Esta Hora Santa leva-nos a olhar para este grande mistério da nossa redenção, para este caminho que Jesus viveu desde que lavou os pés aos que escolhera pelo nome, para darem continuidade da Obra do Pai. Também é hora de olhar à traição, ao beijo falso, às negações de Pedro, aos que O insultam e aos que O condenam, aos sacerdotes do Templo, fariseus e publicanos, aos governantes e aos que gritam, “à morte, à morte, crucifica-O!”.
Esta é a hora da Cruz, a hora de caminhar no silêncio com a multidão, com os outros condenados, ladrões, com o Sireneu e a Verónica, com as mulheres santas de Jerusalém, com os soldados e os Apóstolos medrosos, com Maria Mãe de Jesus e Mãe nossa.
É hora de caminhar com Jesus, levar a Sua Cruz que mais não é que levar também a nossa e solidariamente ajudar os outros a levar a sua.
Diante da Cruz de S. Damião silencío o meu espírito e rezo, fora das multidões e do ruído do dia-a-dia. Olhar a Cruz que falou a S. Francisco e nela caminhar até ao calvário e do calvário à ressurreição. E o Cristo de S. Damião é um Cristo vivo, suspenso no ar e não pregado à Cruz.
Esta hora é a hora de dizer ao Senhor eu “creio que sois Cristo, eu creio, Senhor, que sois o Saldador do mundo”.
Recordo o cântico simples mas cheio de Vida:
“foi por Amor que um dia Alguém,
Numa Cruz deu a Vida por mim.
Passou na terra, fazendo o bem,
E amou, amou até ao fim!”

OBRIGADO, JESUS, PORQUE DESTE A VIDA POR MIM.
FOI POR MIM, PORQUE ME AMAS APESAR DE TUDO.
Como Pedro, apesar das minhas muitas negações, quero dizer com todo o coração: “Senhor, tu sabes tudo, sabes que Te amo…” (Jo 21, 15 +)

1 comentário:

Mãe Lena disse...

Apesar de não ter deixado um testemunho, por aqui passei na noite Santa de sexta-feira, depois de ter estado em oração junto à Cruz de Jesus.

E hoje voltei... simplesmente sentir o Amor do Senhor.

Ele vem sempre ao meu encontro, procura-me e eu, nem sempre deixo-me encontrar.

Senhor,
Reconheço o Teu Amor e agradeço.
Acolhe-me na Tua misericórdia.
Eu amo-Te.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você