Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

31 março 2016

Franciscanos: Novo Governo Provincial

Capítulo Provincial 2016 - Governo Eleito


ELEIÇÃO DO MINISTRO PROVINCIAL
Os franciscanos da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, reunidos em assembleia capitular, elegeram para Ministro Provincial, para o sexénio 2016-2021, Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho.
Frei ARMINDO DE CARVALHO de 76 anos de idade, nasceu em Marrazes, Leiria, filho de João Ferreira Carvalho e de Maria de Jesus, tomou hábito na Ordem franciscana a 14/08/1955 e professou temporariamente a 15/08/1956. Em 8/12/1960 realizou a sua Profissão Solene, vindo a ser ordenado sacerdote a 21/07/1963.
Iniciou o seu ministério sacerdotal na Paróquia de Carnide, Lisboa, como coadjutor, onde permaneceu durante três anos. Passado este tempo partiu para Moçambique e chegou à Missão de Inharrime em dezembro de 1966. De 1970 a 1982 foi pároco da igreja-catedral de Inhambane, serviu nos Secretariados Diocesanos da Catequese e da Pastoral, promoveu o Escutismo, participou na criação do Centro de Guiúa, do Colégio da Maxixe e de outras instituições de assistência social e educativa. Em janeiro de 1982 mudou-se para a capital moçambicana, como pároco de Santo António da Polana e superior da fraternidade franciscana. Ali desenvolveu muitas e diversificadas atividades, com relevo para a criação de quatro comunidades: Caniço A, Caniço B, São Francisco e Costa do Sol. Pertenceu ao Conselho da Custódia de Moçambique desde 1981.
Regressando a Portugal a 24/11/2004, foi nomeado Guardião da Igreja-Casa de Santo António (Lisboa). No Capítulo de 2007 foi eleito Vigário Provincial e a 28/04/2009 e Mestre de Noviços em Varatojo. Nos últimos sete anos tem sido o Assistente da Federação da Ordem de Santa Clara em Portugal e nos últimos três anos também Assistente das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

 
ELEIÇÃO DO VIGÁRIO PROVINCIAL
A assembleia Capitular elegeu depois o Vigário Provincial tendo sido eleito, Frei Domingos do Casal Martins. 
Frei DOMINGOS DO CASAL MARTINS nasceu em Forjães, Esposende, a 06/03/1942, filho de Albino do Vale Martins e de Maria José Fernandes do Casal. Tomou hábito como franciscano a 14/08/1958 tendo um ano depois a 15/08/1959 feito os seus primeiros votos. A 08/12/1963 fez a sua Profissão Solene e veio a ser ordenado sacerdote a 24/07/1966.
Foi prefeito e professor nos colégios seráficos da Portela (Leiria) (1966-1975) e de Montariol (Braga) (1978-1984), guardião dos conventos de Leiria (1975-1978), de Varatojo (1984-1990), de Montariol (1992-2001) e da Luz (2004-2013), Procurador Nacional da UMF, Secretário da Província (1990-1992), Definidor da Província (1987-1995), Vigário Provincial (1998-2004); Assistente das fraternidades da OFS de Leiria, Braga, Vila Nova de Famalicão, Varatojo e Geraldes. Tem-se dedicado um pouco à pregação popular e à direção de retiros a fraternidades da OFS e a Religiosas.
 
ELEIÇÃO DO DEFINITÓRIO PROVINCIAL (Conselho Provincial)
De seguida a assembleia capitular elegeu para o Ofício de Definidores (Conselheiros), os seguintes Irmãos:
   



Frei Isidro Pereira Lamelas; natural de Penude (Lamego), de 51 anos.
 
 
 
 
Frei Francisco Sales Diniz, natural de Agualva (Ilha Terceira), de 53 anos.
 
   



Frei José Manuel de Araújo Morais, natural de Rio Caldo (Braga), de 64 anos.
 
 
 
 
Frei Hermínio Gonçalves de Araújo, natural de Parada de Gatim (Braga), de 44 anos.
 

 
 
 
 
Frei Bruno Andrade Peixoto, natural da Praia do Norte (Ilha do Faial), de 33 anos.
 

 
O Definitório Provincial, como entidade colegial, tem por funções prestar ajuda ao Ministro Provincial e, a teor do direito universal e do próprio, conselho ou consentimento.
(Da esquerda para a direita: Frei Francisco Sales, Frei Bruno Peixoto, Frei Domingos do Casal Martins,
Frei Francisco Oliver Alcón, Frei Armindo de Carvalho, Frei Hermínio Araújo, Frei José Morais, Frei Isidro Lamelas)
 
As Províncias da Ordem dos Frades Menores, entidades fundamentais para a vida e missão da Ordem, são constituídas por Irmãos que incorporados nela e congregados em Casas, são governados pelo Ministro Provincial, com o seu Definitório (Conselho).
(Da esquerda para a direita: Frei Isidro Lamelas, Frei José Morais, Frei Domingos do Casal Martins, 
Frei Armindo de Carvalho, Frei Bruno Peixoto, Frei Hermínio Araújo, Frei Francisco Sales)
 
Seguidores de Francisco «vir venturi saeculi» e herdeiros de uma espiritualidade de peregrinos, ao jeito dos discípulos de Emaús, os Irmãos encontram na tradição franciscana dos Capítulos verdadeiros espaços de encontro de vontades e mútuo acolhimento fraterno. Na humildade serena, mas determinada, estão sempre em caminho, sempre juntos – nunca sozinhos, nem desgarrados – voltados para um futuro sempre a acontecer, a realizar a sua vocação específica de peregrinos mendicantes de sentido, a exemplo de São Francisco de Assis.

3 comentários:

mariana disse...



Parabéns a todos. Que Deus vos abençoe para serdes `pais e mestres dessa Ordem Franciscana que tem como objetivo testemunhar Francisco.

A si Fr Armindo muita força e coragem para ajudar a levar Cristo e o seu evangelho ao mundo à imagem de Francisco.

Mãe Lena disse...

Parabéns Frei Armindo!

Parabéns aos restantes Irmãos eleitos!

Em jeito de oração, algumas palavras de S. Francisco de Assis:
"Deus todo-poderoso, eterno, justo e bom, por nós mesmos somos apenas pobreza.

Mas Tu, por causa de Ti próprio, concedes-nos que façamos o que sabemos que Tu queres, e que queiramos sempre o que Te agrada.

Assim, interiormente purificados, iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito Santo, tornar-nos-emos capazes de seguir os passos do teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e, apenas pela tua graça, de chegar a Ti, ó Altíssimo, que, em Trindade perfeita e em Unidade simplicíssima, Deus todo-poderoso, vives e reinas e recebes toda a glória pelos séculos dos séculos.

Ámen."

maresia disse...

Parabéns ao Novo Governo Provincial dos Franciscanos. Que o Espírito Santo os assista e ilumine, rumo a tempos novos e aos desafios que o mundo a todos nos coloca. Vinde Espírito Santo...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você